sexta-feira, 20 de março de 2009

Barragem de Vascoveiro










BARRAGEM DE VASCOVEIRO





A barragem de Vascoveiro situada entre Guarda e Pinhel precisamente na freguesia de Vascoveiro foi inaugurada em 2000 e tem uma área de 110 km quadrados.






Os amantes da pesca podem encontrar aqui espécies como o escalo, bogas , carpas e em maior quantidade pimpões.







Para mim será sempre uma barragem especial devido ao facto de ter sido uma das primeiras barragens onde pesquei e foi lá que tirei as minhas primeiras carpas.






Trata-se de uma barragem muito complicada sobretudo nos meses mais quentes, devido ás elevadas temperaturas e á inexistência de sombras.

Outro dos problemas é as irregularidades do fundo que provoca a perca de muito material como chumbadas e anzóis.







Os peixes não são de grande tamanho mas são em grande número. E acontece variadas vezes aparecer-nos um tritão agarrado ao anzol. Até ao dia de hoje já estive 4 vezes na barragem de Vascoveiro, juntamente com outros colegas. E num dos dias os pequenos escalos estavam como loucos não nos dando descanso. Noutro dia calhou as carpas aparecerem em bom número.










Curiosamente nas três primeiras visitas á barragem tiramos apenas 1 pimpão, mas na última visita mudamos o local e junto a uma pequena baía em sítios onde a água não atingia mais que 1 ou 2 metros de profundidade , foi vê-los sair que nem doidos. Muitos deles com tamanho muito reduzido , mas a verdade é que não largavam o isco. Mas a nível de quantidade foi talvez uma das nossas melhores pescarias.








Aqui ficam as fotos de alguns dos peixes que praticamente foram todos devolvidos á água com excepção de alguns pimpões mais coloridos que foram habitar para um lago privado. Confesso que ainda não sei como se adaptaram ao novo lar mas tentarei saber.









































Sem comentários:

Enviar um comentário